domingo, 16 de outubro de 2016

Amesterdão em Novembro (2013)


Amesterdão





Começarei por falar um pouco sobre um lugar que há muito tinha curiosidade em conhecer,  Amesterdão.
Amesterdão é uma pequena cidade europeia, extraordinária e ímpar com os seus canais, os monumentos, o Red Light District e as atrações históricas, é efectivamente encantadora.
É uma cidade muito tolerante e diversificada. Com reduzido tráfego rodoviário é bastante fácil circular por todo o lado a pé e especialmente de bicicleta.




Em Novembro de 2013, e já sabendo das condições meteorológicas que iríamos encontrar, frio e chuva,  lá fomos nós três dias para Amesterdão.
O programa de visita para estes três dias foi previamente escolhido e decidido cá após alguma pesquisa na internet e leitura de alguns guias da cidade. 
Voamos com a transavia desde o Porto a Amesterdão, reservamos aqui







https://www.transavia.com/pt-PT/pagina-inicial







Numa viagem de apenas três dias é essencial programar antecipadamente tudo aquilo que queremos ver e o que não queremos deixar de fazer, para que possamos aproveitar ao máximo o que o lugar tem para nos oferecer.


Uma das coisas que faço com mais frequência quando planeio uma viagem a qualquer lugar,  é fazer uma pesquisa exaustiva aos vários sites oficiais e não oficiais, blogs de viajantes que passaram pelo lugar que penso ir, ler as opiniões de quem por lá passou... enfim é já uma forma de também viajar e de que gosto bastante.
A nossa viagem para Amesterdão aconteceu no início de um frio mês de Novembro, assim aconselhamos levar um agasalho para poder passear e aproveitar a cidade seja durante o dia ou mesmo de noite, sem sentir o friozinho do Inverno, ainda que todos os locais possuam aquecimento próprio, inclusivamente nas imensas e povoadas esplanadas existentes nas várias praças da cidade.

Ficámos alojados no Hotel Inner, um lugar simples, limpo, mas muito bem localizado no centro de Amesterdão, de onde em pouco tempo e a pé ou de bicicleta chegamos a qualquer ponto desejado.
Hotel reservado através do Booking aqui.







Amesterdão é a capital e a maior cidade da Holanda. É famosa por muitas razões, desde os canais que a recortam até às, e pelas mais de 1500 pontes que os atravessam, pelo espírito aberto, pela cultura, pela animação, mas sobretudo pelas bicicletas que andam por todo o lado.
O seu nome deriva de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica situada a cidade.















A cidade é conhecida pelo seu porto histórico, pelos seus museus de fama internacional, pela sua zona de meretrício (Red Light District, o "Bairro da Luz Vermelha"), pelos seus coffeshops liberais, e pelos seus inúmeros canais que levam Amsterdão a ser chamada a "Veneza do Norte".
Amsterdão na sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes.
O que fazer em Amsterdão? O que visitar em Amesterdão? Esta é talvez a primeira pergunta que fazemos quando começamos a pesquisar e a organizar a viagem. Visitar Amesterdão




Ora Amsterdão é uma capital europeia, uma cidade histórica e cosmopolita e tem actividades para se fazer para gente de todos os gostos. Ao planearmos a viagem, e depois de muito pesquisar, achámos um conjunto de algumas actividades que não poderíamos deixar de fazer, atendendo ao nosso gosto pessoal. Assim elaboramos uma lista de locais e passeios a fazer em Amesterdão.
Naturalmente que não se pode resumir Amesterdão a apenas ao que apresentamos. Como foi dito e atendendo aos poucos dias de que dispúnhamos para visitar a cidade tivemos que estabelecer prioridades, sem ter a pretensão de a conhecer em apenas três dias.
As praças são locais fantásticos, apinhados de vida e de pessoas das mais diversas cores, nacionalidades e feitios. Visitamos a Praça Dam, Rembrandtplein e Leidseplein,  a mais movimentada da noite de Amesterdão entre muitas outras.
















Os mercados são lugares onde se pode comprar um pouco de tudo, e que estão sempre enfeitados com a grande diversidade de flores que a Holanda pode oferecer, em especial as suas magníficas tulipas.






Do nosso passeio de três dias em Amesterdão, e entre outros locais que visitámos, aconselhamos a quem vá, não deixar de fazer as seguintes actividades:

1 - Passeio de bicicleta pela cidade e pelo Vondelpar



Amsterdão é uma das cidades europeias onde a bicicleta é o meio de transporte mais utilizado pelos seus habitantes.
A cidade é inclusivamente apropriada para isso, uma cidade muito plana com ciclovias largas por todas as partes, com sinalização e semáforos.
Conseguimos até pensar que existem muitas bicicletas em Amesterdão, mas é surpreendente quando ao chegar, nos deparamos com a infinidade de bicicletas de todas as formas, cores e feitios que invadem a cidade. É efectivamente surpreendente!










Eu não sei se já disse, mas existem mesmo muitas bicicletas em Amesterdão. De facto a maioria da população a utiliza e de uma forma muito responsável, ecológica e prática. Vemos pessoas vestidas de uma forma mais formal, possivelmente com trabalhos em locais que exigem um vestuario mais apropriado deslocando-se na bicicleta para os mesmos, assim como vemos raparigas novas num sábado à noite muito bem vestidas e arranjadas para disfrutar do divertimento noturno nas suas bicicletas, até ao local combinado com os amigos ou até pessoas que a utilizam nas deslocações ao supermercado ou a fazer desporto...
Enfim, há um numero incontável de bicicletas de todas as formas e feitios a circular pela cidade de dia ou de noite.





















É muito fácil e prático andar de bicicleta por lá, até mesmo para quem é descoordenado.
Existe uma oferta muito grande de bicicletas para alugar. A única observação que gostaríamos de fazer é que na maioria delas o travão está no pedal, ou seja para travar temos que pedalar para trás. Algumas das agências alugam também bicicletas que possuem travão no guiador, apesar de não ser tão comum.
A Holanda é uns pais que valoriza muito os espaços para parques e áreas verdes. Amsterdão tem vários parques muito bonitos, sendo o mais famoso e um dos mais bonitos é o Vondelpark.
É muito agradável passear a pé ou de bicicleta pelo Vondelpark, além de ser certamente um excelente local para se fotografar Amesterdão.
O nosso passeio foi bastante apreciado, fomo-nos deixando levar pelas várias pistas que cruzam o parque até sairmos no outro extremo onde havíamos entrado, possibilitando-nos assim descobrir a cidade e o retorno para o local de entrada no parque.

2 - Museu do Van Gogh




O Museu Van Gogh encontra-se situado no Museumplein.
O pintor Van Gogh era holandês, e o museu que aloja a maioria das pinturas e dos seus desenhos é imenso.
Além de abrigar a sua maior colecção de obras, tem também obras de amigos, obras que o influenciaram e uma área de exposição temporária.
Se tiver interesse em arte, vá sem medo e com tempo para gastar, pois vale cada euro pago.


3 - A casa de Anne Frank


Anne Frank era uma adolescente de 13 anos quando recebeu de prenda de aniversário do pai um diário. Ela, como toda a sua família, era judia e morava em Amsterdão.



Anne Frank










Depois dela receber o diário, os nazis invadiram a Holanda e passaram a mandar os judeus para campos de concentração.

Quando chegou uma intimação dos nazis para a irmã de Anne, o pai delas resolveu que o melhor seria esconderem-se.
Eles fingiram que fugiram para outro país, mas na verdade passaram a morar num anexo escondido atrás da empresa do pai.
Viveram lá a família dela e mais algumas pessoas durante dois anos, sem sair de casa, sem fazer barulho, partilhando uma única casa de banho, em total confinamento.
Eles foram descobertos (houve uma denúncia de alguém não identificado até hoje), presos e enviados para campos de concentração. Toda a família morreu, menos o pai.
Quando a guerra acabou (dois meses depois da Anne Frank morrer), o pai voltou para Amsterdão e descobriu que a filha manteve um diário durante toda a experiência. Ele editou e publicou o diário da filha, que acabou num best-seller e ela uma espécie de heroína nacional holandesa.
A casa onde a família passou pela provação é hoje um museu aberto à visita pública e uma das maiores atracções de Amsterdão. Vá ver, mas esteja avisado de que é uma experiência que mexe connosco. 
Convém chegar o mas cedo possível, uma vez que as filas para a entrada são longas. 


4 - Tour de barco pelos canais de Amesterdão

O numero de canais existentes em Amesterdão levou a que esta cidade ficasse conhecida como a "Veneza do Norte", e por isso uma viagem a Amesterdão não estará completa sem antes se ter feito um cruzeiro de barco. Um passeio de barco, tanto pode ser fascinante e relaxante durante o dia e encantador e romântico à noite, quando muitas das casas e pontes se encontram iluminadas.













A Holanda tem longa tradição de lidar com a água, e as suas cidades, algumas mais, algumas menos, são tipicamente cortadas por canais, construídos desde tempos medievais até hoje em dia.


Amsterdão ou Amesterdam é completamente recortada por canais, e uma das formas mais interessantes de conhecer os canais de Amsterdão é navegando. Existem diversas empresas que oferecem passeios de barcos pelos canais.

Os barcos vão passeando, contando e apontando vários locais históricos e interessantes da cidade. Os passeios duram cerca de uma hora, dependendo da empresa.

Em frente à Central Station saem diversos tours, assim como ao lado da Leidseplein. E em muitos outros lugares da cidade. Os preços variam consoante o tipo de passeio que vai fazer.







5 - Red Light District


É o lugar mais antigo da cidade, próximo da Estação Central e por detrás da St. Nicolaaskerk, onde se mistura a possibilidade de realiar passeios pela história de Amesterdão e onde está localizado o mais sofisticado mercado de entretenimento adulto.
É um lugar para ser explorado tanto durante o dia como durante a noite.














Na Holanda a prostituição é legalizada. E assim, em várias cidades formaram-se "distritos" ou "bairros" (na verdade algumas ruas próximas umas das outras) onde se concentram, as profissionais. E Amsterdam tem alguns distritos desses, mas o mais famoso e conhecido, é o Red Light District. 

O Red Light District é uma atracção turística de Amsterdão, e vai lá todo o tipo de gente. A polícia patrulha ostensivamente, para garantir a segurança. O bairro é muito bonito. E não é só isso, Também é um bairro residencial onde gente que não tem nada a ver com a indústria do sexo.
O bairro em si é razoavelmente seguro - claro, sempre onde tem muita gente, especialmente turistas, existem carteiristas, mas é só andar atento, conselho que vale para toda a cidade. NÃO TIRE FOTOGRAFIAS ÁS MENINAS NAS MONTRAS!
Coffeeshops
As Coffeeshops na Holanda estão permitidas e reguladas para vender pequenas quantias de cannabis. Não podem vender a pessoas com idade inferior a 18 anos, nem quantias superiores a 5 gramas a qualquer cliente. Drogas pesadas estão estritamente proibidas.
Meios de transporte em Amesterdão

Chegar: O Aeroporto Internacional de Schiphol, o quato maior da Europa,  fica apenas a alguns quilómetros do centro da cidade.

A partir do aeroporto: Existe uma linha de comboio direta que liga o aeroporto à Estação Central de Amesterdão e que parte a cada 10 minutos, das plataformas 1 e 2 da gare principal e que custa cerca de 3,60 euros.





Em Amesterdão: é muito fácil circular e deslocar-se por Amesterdão, mesmo a pé uma vez que todas as atrações estão localizadas dentro ou perto do centro. Andar de bicicleta é um modo de vida para grande parte dos holandeses e a melhor forma para se deslocar em Anesterdão. Existem vias dedicadas aos ciclistas por toda a cidade
Barcos pelo canal
Taxis
Transportes públicos
Aluguer de carro
Share the post "Top 5 coisas pra fazer em Amsterdam






Sem comentários:

O melhor de Florença em um dia

Florença é uma das mais bonitas cidades italianas. É o centro da arte do Renascimento e onde podemos ver o melhor da arte feita nos tem...