Em Lima, contratámos com uma agência de viagens local, este passeio até à selva Amazónica.
No dia 27 de Maio de 2014, voamos então desde Lima até Iquitos. À chegada ao aeroporto, de imediato aquela sensação de sufoco... de facto e com temperaturas elevadas e humidade em valores consideráveis, sentimo-nos a humedecer e com alguma dificuldade em respirar.
Após a recolha da bagagem, dirigimo-nos de taxi, para a empresa que nos havia de levar até ao nosso hotel na selva.
Montanhas do Peru |
Voo com a Peruvian Airlines |
Ao irmos para a agência não podemos deixar de pensar no caos que nos parece esta cidade. São as casas parcialmente terminadas ou acabadas, são o número de tuc-tuc que circulam por todo o lado, são os fios elétricos que se atropelam saindo dos postes... enfim, uma infinidade cenas a que não estamos muito habituados. Como diria um amigo, "isso é América do Sul"!
A cidade de Iquitos
Iquitos é conhecida como sendo a cidade que não pode ser alcançada por rotas terrestres com maior quantidade de habitantes em todo o mundo. É também conhecida por ter o porto fluvial mais importante do Peru e por ser possível comunicar, através do Rio Amazonas, com outras cidades da selva como Manaus, Belém do Pará até chegar ao Oceano Atlântico.
Viagem até ao interior da selva
Depois das formalidades junto da agência em Iquitos, e já com o nosso guia Luis, lá fomos nós em mais uma aventura por terras do Peru.
De barco cruzando o Rio Amazonas, dirigimo-nos para o interior da selva até encontrarmos o nosso alojamento para os próximos três dias.
Hotel na Selva Amazónica - Cumaceba Lodge
O local é um típico alojamento bem no interior da selva, mas com as condições básicas. O quarto é amplo e espaçoso embora as paredes sejam feitas de madeira e as janelas cobertas com redes mosquiteiras.
O barulho da selva é inesquecível!
Entrada no alojamento na selva |
Passeio de canoa pelo interior da selva |
Na Selva Amazónica
Dentro da selva tudo deixa de ser como nós conhecemos. Os dias passam devagar, a natureza é aproveitada em todas as suas vertentes, a beleza da selva e do rio são inesquecíveis.
Aldeia piscatória - San Juan de Huashalado
No segundo dia, e após uma tentativa de pescaria no rio, infrutífera já agora, e deslizando sobre as águas deparamo-nos de repente com uma imagem inesperada. Crianças que brincam no rio com uma canoa, crianças com a simplicidade mais simples que as crianças podem ter. Crianças da selva!
Casa da aldeia piscatória no interior da selva |
A amiga preguiça |
Aldeia piscatória no interior da selva |
Suco da cana do açucar |
De regresso ao alojamento |
Por do Sol na Selva Amazónica
Existem lugares inesquecíveis no mundo para se ver o Por do Sol!
Na selva é um deles.