Estávamos de visita a Viena durante cinco dias, e optámos por utilizar um para conhecer a vizinha Bratislava, capital da Eslováquia que dista cerca de 57 Km de Viena, numa viagem de comboio de cerca de uma hora com o custo de 16 euros ida e volta.
O comboio para Bratislava apanha-se na estação de Wien Hauptbahnof e sai-se em Bratislava hl. st, numa estação a cerca de 15 minutos a pé do centro histórico.
Comboios de Viena para Bratislava
Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia.
É cortada a meio pelo Rio Danúbio, e tem cerca de 420 mil habitantes.
Vamos caminhando pela cidade desde a estação de comboios até centro e vamo-nos deparando com a arquitetura e algumas atrações da cidade.
Confesso que para quem vem de Viena, Bratislava parece ser uma cidade desinteressante, sem aquela beleza arrebatadora de Viena, com os seus edifícios belos e magníficos, Bratislava lembra as cidades do leste europeu, sente-se aquela atmosfera típica.
No caminho para o centro encontramos o Palácio de Grassalkovich, que é a residência oficial do presidente da Eslováquia.
Palácio de Grassalkovich |
No topo da torre existe uma estátua do Arcanjo S. Miguel, daí o seu nome.
Porta de S. Miguel |
Junto à Porta de S. Miguel encontramos também o quilómetro zero, distância a partir da qual se situam várias cidades mundiais.
O Castelo de Bratislava ou Bratislavsky Hrad, construído no século 11 no alto do morro nas margens do rio Danúbio é um dos símbolos de Bratislava, abriga dentro das suas muralhas o Museu Nacional da Eslováquia.
Passear em redor do castelo é grátis e a entrada custa 4 euros.
Blue Church, Igreja Azul ou Igreja de Santa Isabel
A Blue Church ou Igreja de Santa Isabel é de estilo Art Nouveau. Tem uma torre cilíndrica com cerca de 36 metros de altura e está pintada de azul celeste. Não deslumbra devo confessar.
Blue Church, Igreja Azul ou Igreja de Santa Isabel |
Bratislava é conhecida por ter muitas estátuas dispersas pela cidade, sendo o Man at work uma das mais procuradas pelos visitantes.
Man at work, O Cumil está localizado numa esquina no centro antigo de Bratislava. A escultura, em que algumas pessoas tropeçam, representa um trabalhador comunista e preguiçoso que está na espreita das mulheres que passam de saia, à saída de um buraco. É apenas isto, mas é um dos lugares mais procurados e fotografados por turistas em Bratislava.
Man at work |
Esplanadas |
Estátua do poeta Pavol Orszagh Hviezdoslav |
Estátua do poeta Pavol Orszagh Hviezdoslav |
Comidas eslovacas típicas |
Palácio de Grassalkovich |
Sem comentários:
Enviar um comentário