quinta-feira, 22 de junho de 2017

Até ás Islas Cies


Islas Cíes
 
 
 
 
As Islas Cíes são um arquipélago que se situa à entrada da ria de Vigo na Galiza, Espanha, composto pelas Isla del Faro, Isla de Monteagudo e Isla de San Martiño. São o maior tesouro da ria de Vigo e fazem parte do Parque Nacional Ilhas Atlânticas.
 
As Islas de Cíes são um lugar fantástico para passar um fim de semana junto a um ambiente natural (pode-se acampar no Parque de Campismo de que dispõe) ou para um passeio de um dia desde Vigo, Baiona ou Cangas.

Lá podemos fazer trekking em família pelos vários percursos assinalados ou usufruir das maravilhosas praias virgens e de águas cristalinas num ambiente natural.

São um excelente lugar para observação de fauna e flora únicas. Há também a possibilidade de fazer mergulho na ria de Vigo e com um pouco de sorte nadar rodeados de roazes, que são golfinhos autóctones de menor tamanho.



A Praia de Rodas, foi em 2007 considerada pelo The Guardian como sendo a "praia mais formosa do mundo".

Praia de Rodas
De Portugal, ou melhor de casa para lá chegar fizemos o seguinte percurso de carro. Pela A17 até Aveiro e daí em direção ao Porto. No Porto e seguindo pela Ponte do Freixo vamos em direção Braga, daí para Ponte de Lima, Valença, Tui e finalmente Vigo.

Em Vigo ficámos alojados junto à Marina de Vigo o que nos possibilitou conhecer toda aquela zona a pé, embora também facilmente e de transporte público nos deslocámos até outras zonas como a Praia de Samil.

Praia de Samil
Existem várias empresas que fazem o transporte de pessoas até ás Islas Cíes nós optámos pela Mar de Ons e reservámos os bilhetes online aqui, Mar de Ons.

 

Também existem outras empresas como a Piratas de Nabia, Cruceros Rias Baixas ou pode-se ir até lá de barcos privados.

Ao chegar ás Ilhas Cíes parece-nos à partida estarem envoltas em brumas misteriosas, mas o céu vai-se abrindo e o sol radiante vai surgindo para nos brindar até ao final do dia.


Aportamos logo na Praia de Rodas e que visão!





Praia de Rodas

 
A Praia de Rodas está inserida num ambiente natural ainda pouco "tocado" pelo homem e é de uma beleza ímpar. A areia branca e fina mistura-se com as águas azul-turquesa e verde-esmeralda de um mar translúcido e levam-nos a imaginar que estamos nas Caraíbas.
Certamente que as praias lá não serão mais bonitas que esta.

Praia de Rodas


Praia de Rodas e lagoa vistas do alto

Esta mistura leva-nos a entender porque lhes foi dado o nome de Ilhas dos Deuses que é como são apelidadas as Islas Cies.


Praia de Rodas
Da Praia de Rodas partem os trilhos da ilha que levam até outras praias, até ao restaurante e ao Parque de Campismo.






 



Parque de Campismo Islas Cies

Praia de Nossa Senora

Seguindo pelo trilho de  Ruta del faro de Cíes encontramos a Praia de Nossa Senora. Esta praia é uma pequena enseada bastante abrigada quando sopra vento e muito, muito bonita. Está rodeada por rochas e é nela que aportam os barcos particulares para passar um dia nesta nesta ilha.



 
 


 
 

Praia de Figueiras

Se da Praia de Rodas seguirmos para a direita pela Ruta del Faro de Peito ou pela Ruta del Alto do Príncipe vamos dar à Praia de Figueiras.
A Praia de Figueiras ou "de los alemones" são cerca de 350 metros de um areal branco e fino banhado por aguas esverdeadas e nos fazem ficar sem palavras perante tamanha beleza, dando a sensação de estarmos em ilhas tropicais, a mim deu-me a sensação de estar em São Tomé e Príncipe ainda que nunca lá tenha estado.
É uma praia onde se pratica o naturismo daí talvez o nome "de los alemones".

 


Alguns conselhos ao visitar as Cíes:




Sem comentários:

Enviar um comentário

O melhor de Florença em um dia

Florença é uma das mais bonitas cidades italianas. É o centro da arte do Renascimento e onde podemos ver o melhor da arte feita nos tem...