Cusco é uma cidade peruana, situada no Vale Sagrado dos Incas na região dos Andes, com uma população de 300 000 habitantes e é a capital do departamento de Cusco e da província de Cusco.
Está situada a 3400 metros de altitude e as lendas atribuem a fundação de Cusco ao inca Manco Capac no século XI e XII. Depois do fim do império inca em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade sendo ainda hoje notórios os vestígios desta época na arquitetura.
Cusco fica a cerca de hora e meia de avião desde Lima, a capital do Peru. Foi por este meio que fomos até Cusco, dias antes de realizar o nosso caminho até chegar a Machupicchu.
Cidade de Cusco |
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete começamos de imediato a sentir que algo está diferente. De facto, e mesmo para os mais bem preparados fisicamente, sente-se os efeitos do ar rarefeito no organismo humano, uma vez que a cidade se encontra a 3400 metros acima do nível do mar.
Em Cusco ficámos alojados no Hostel Vip House aqui, local central de onde a pé, em 5 min chegávamos à Plaza de Armas, a principal praça e o centro de Cusco.
Plaza de Armas, Cusco |
Cusco é a cidade a que chega quem quer visitar Machupicchu. Seja de que modo for que escolhamos chegar a Machupicchu, só o podemos fazer a partir de Cusco, nós resolvemos ir até Machupicchu mas caminhando, percorrendo os 45 Km da Trilha Inca.
Quando chegamos a Cusco começamos a logo a sentir os efeitos da altitude. Depois de deixarmos a bagagem no hotel, vamos dar um pequeno passeio para nos habituarmos ao lugar. Andamos alguns metros e tenho que parar para poder repousar, começo a sentir tonturas, náuseas e uma sensação de vómito eminente.
Desde o aeroporto começamos a ver as folhas de coca para se mastigar e reduzir assim em nós os efeitos.
Varandas com pormenores de arquitetura espanhola
Calhámos (sorte!) a chegar a Cusco por altura das festividades anuais da cidade o que nos permitiu assistir a muitas manifestações tradicionais e culturais do país. Cusco é uma cidade típica muito bonita que permite a quem vai realizar a Trilha Inca, dois ou três dias antes, poder ir habituando o corpo ás condições do ar rarefeito.
Festividades Anuais em Cusco
Sem comentários:
Enviar um comentário