Lisboa é a capital e a cidade mais populosa de Portugal. É o centro político do país, sede do Governo e residência do chefe de Estado.
Lisboa é a capital mais a ocidente do continente europeu e em 2015 foi considerada como um excelente destino
turístico, tendo tido cerca de 4 milhões de visitantes.
Lisboa é uma cidade que foi recebendo diversas culturas ao longo dos tempos, muitas delas vindas de longínquas paragens, fazendo dela um lugar multicultural importante.
É também uma cidade com monumentos considerados Património Mundial e com zonas mais modernas muito interessantes de visitar, como a zona do Parque das Nações.
Com uma grande variedade de paisagens, parques naturais, praias, fado... Lisboa torna-se um lugar irresistível de visitar.
Lugares a visitar na cidade de Lisboa
Torre de Belém
A Torre de Belém com 35 metros de altura, foi construída por altura dos descobrimentos com a função de defesa da cidade de Lisboa.
Este monumento está repleto de decoração manuelina que simboliza o poder do rei, calabres que envolvem o edíficio, rematando-o com elegantes nós, esferas armilares, cruzes da Ordem Militar de Cristo e elementos naturalistas.
Com o passar do tempo perdeu a sua função de defesa e passou por funções de controle aduaneiro, telégrafo, prisão política e até de farol.
Em 1983 foi declarada Património Mundial da UNESCO.
Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos foi mandado construir pelo rei D. Manuel I que pediu à Santa Sé autorização para construir um grande mosteiro à entrada de Lisboa. Teve início em 1501 e terminou a sua construção um século depois.
É uma joia do estilo manuelino e combina elementos do período gótico e naturalista, onde reflete a riqueza das descobertas portuguesas em todo o mundo no século XVI.
Foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1984.
Bairro de Alfama
O popular bairro de Alfama é um dos bairros mais antigos e típicos de Lisboa, onde ainda podemos ver varandas floridas, ruas estreitas, restaurantes, fado e cenas da vida quotidiana.
Bairro Alto
O bairro Alto é um dos bairros populares de Lisboa. De dia é bastante popular e à noite torna-se um local de diversão noturna com imensos bares, restaurantes, discotecas e uma incrível vista para a cidade.
Museu dos Coches
O Museu dos Coches tem uma coleção impressionante, com coches do século XVIII exuberantemente decorados com pinturas e talha dourada.
Casa dos pastéis de Belém
O Pastel de Nata é um doce típico português, e pode provar esta verdadeira iguaria na Casa dos Pastéis de Belém onde são fabricados e distribuidos desde 1837.
Castelo de S. Jorge
O Castelo de S. Jorge é um lugar encantado, situado na parte alta da cidade onde se pode ter uma vista magnífica sobre Lisboa, e onde se pode assistir a um pôr do sol inesquecível.
O Castelo de S. Jorge foi conquistado aos mouros em 1147, estende-se por uma área de 6000 metros quadrados e inclui várias torres, vigias, um fosso, e duas praças divididas por uma muralha interior mas com uma porta comunicante.
A Casa Ogival é um lugar a não deixar de fora da visita, tem cinco arcos ogivais onde se pode ver a porta do século XVII que fazia a ligação ás prisões aqui existentes.
Pode-se subir ás torres, passear pelas plataformas e usufruir da magnífica vista sobre a cidade e do por do sol ao fim do dia.
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é um monumento que homenageia os descobrimentos portugueses. Tem a forma de uma caravela liderada pelo Infante D. Henrique que segura na mão uma outra caravela mais pequena, e é seguido de outros heróis como Vasco da Gama, Pedro Álvares de Cabral, Fernão de Magalhães, Camões entre outros.
Foi inaugurado em 1960, por altura das celebrações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique.
Do cimo do Padrão dos Descobrimentos podemos melhor observar a gigantesca Rosa dos Ventos, presente da República da África do Sul.
Elevador de Santa Justa
O Elevador de Santa Justa foi concebido por Gustave Eiffel e liga a parte da baixa da cidade ao bairro Alto, foi aberto em 1902 e funcionava na altura a vapor. Tem uma vista invejável sobre esta parte da. cidade
Cidade de Lisboa
Gare do Oriente |
Parque das Nações - Lisboa |
Fernando Pessoa |
O Terreiro do Paço é a maior praça de Lisboa e um símbolo da sua reconstrução após o terramoto de 1755.
Elétrico de Lisboa |
Oceanário de Lisboa
O Parque das Nações é um lugar de sucesso da revitalização de uma zona industrial com uma localização priveligiada junto ao rio. Nele podemos encontrar o Oceanário de Lisboa, um dos maiores da Europa, onde podemos encontrar fauna e flora dos diversos oceanos do nosso planeta.
Maio 2016