Nesta terceira visita a Madrid, resolvi escrever sobre o percurso que fiz para a conhecer atendendo ao facto de o fazer acompanhada e necessitar de ter as coisas algo sistematizadas para melhor aproveitar o tempo e os locais.
Assim elaborei um roteiro sobre como visitar a cidade em três dias, priorizando as atracções principais e o que fazer. Este roteiro foi de encontro aquilo que motivou esta visita, visitar o fantástico Estádio Santiago Barnabéu do Real Madrid Futebol Club e visitar o Museo del Prado, e o restante tempo a visitar algumas das mais importantes atrações de Madrid.
Madrid é a capital e a maior cidade de Espanha, sendo também a terceira maior cidade da União Europeia depois de Berlim e de Londres. Tem cerca de 3 milhões de habitantes e uma área metropolitana com aproximadamente 6,5 milhões de habitantes.
Madrid, capital nacional, sede do governo e residência do monarca espanhol é também o centro político, económico e cultural de Espanha.
Quando viajar para Madrid
Qualquer altura do ano é boa para viajar para Madrid :)
Com um clima mediterrâneo, os Invernos em Madrid podem ser frios com geadas frequentes e raramente neve, e os Verões são cálidos e secos com temperaturas máximas que muitas vezes ultrapassam os 35º, principalmente a sul.
As estações mais agradáveis são a Primavera e o final do Verão.
Desta vez, e indo do final de Abril ao início de Maio devo dizer que parecia estar em pleno inverno na capital espanhola, tendo apanhado frio e também chuva.
Como chegar a Madrid
De Portugal temos várias opções para nos deslocarmos até à capital espanhola. Podemos ir de carro, são cerca de 630 Km de Lisboa a Madrid durando o percurso em redor de 6 horas.
Há a possibilidade de ir de comboio, no Lusitânia Sud Express, comboio noturno que chega a Madrid cerca das 8 horas da manhã. Podemos ainda aproveitar os ótimos preços das companhias aéreas low cost.
A Ryanair voa do Porto para Madrid com preços bastante acessíveis, cerca de 1 hora e 15 minutos, foi a nossa escolha.
Do aeroporto de Madrid para o centro da cidade
A melhor e mais barata opção para ir desde o Aeroporto Adolfo Suarez Madrid Barajas para o cento da cidade é sem dúvida o metro. No aeroporto, nas estações em T1, T2, T3 e T4 sai o metro a cada 5 minutos para uma viagem de aproximadamente 10 minutos até ao centro da cidade.
Os táxis cobram por esta viagem cerca de 30 euros!!
Alojamento em Madrid
São muitas as opções de alojamento em Madrid, indo ao encontro daquilo de que não se prescinde, proximidade ao centro da cidade, luxo ou alojamentos mais económicos.
Reservei o alojamento no Booking e desta vez ficámos no
Petit Palace junta à Puerta del Sol.
Como se deslocar dentro da cidade
A melhor forma de nos deslocarmos em Madrid de uns lugares para os outros é a pé, o centro da cidade visita-se bem deambulando pelas agitadas ruas de Madrid. Para atracções da cidade mais distantes, como o estádio Santiago Barnabéu, o melhor mesmo é utilizar o metro, muito prático, funcional e de fácil utilização.
Roteiro de três dias em Madrid
Dia 1
Após aterrarmos em Madrid cerca das 8h 45 minutos no T1, dirigimo-nos ao metro e dali até à estação de Nuevos Ministerios onde apanhámos nova linha até Plaza de España, onde saímos. Aqui, pudemos tomar um café calmamente nesta lindíssima praça e visitar os lugares nas imediações.
Plaza de España
A Plaza de España é um importante espaço público em Madrid onde há imensos mercadinhos de produtos locais e lembranças.
É onde se encontra o Monumento a Cervantes, uma belíssima escultura de Dom Quixote e Sancho Pança, duas personagens incontornáveis da literatura espanhola e latina.
Dali seguimos a pé para o Templo de Debod.
Templo de Debod
O Templo de Debod é um curioso monumento que tem cerca de 2000 anos e que foi construído no Egipto Antigo e doado a Espanha no século passado.
Este monumento foi desfeito e carregado até Espanha onde foi montado pedra por pedra dando origem a um lugar muito visitado na capital espanhola.
Depois de calmamente passearmos pelo templo e fazer os registos fotográficos, dirigimo-nos a pé para a zona do Palácio Real.
Palácio Real
O Palácio Real é a residência oficial da família real espanhola, não a hospedando actualmente. Hoje em dia funciona como um espaço aberto ao público para visitas ao seu belíssimo museu e zonas circundantes como o Campo del Moro e Jardins de Sabatini.
A mudança da Guarda do Palácio acontece ás quartas feiras de Outubro a Julho por volta das 11 horas.
Catedral de Almudena
Muito próximo do Palácio Real encontramos a Catedral de Almudena.
A Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena de Madrid, uf, situa-se em frente ao Palácio Real, e é uma lindíssima igreja católica que começou a ser construída em 1883 e terminou 110 anos depois, a mando do Rei Alfonso XII. É o edifício religioso mais relevante de Madrid.
Do topo da Catedral tem-se uma vista imponente sobre Madrid, mas não a visitámos uma vez que à hora que por lá passamos havia já uma fila imensa.
Desde a Catedral de Almudena e sempre pela Calle Mayor encontramos o Mercado San Miguel.
Mercado San Miguel
É um antigo mercado público que hoje em dia alberga um mercado gourmet. É um bom lugar para almoçar/jantar e provar as delícias gastronómicas espanholas, os jamones, azeitonas, pratos elaborados, peixes e cervejas.
Foi aqui que almoçámos petiscando uma diversidade de alimentos.
Plaza Mayor
A Plaza Maior é um dos locais mais procurados da cidade, tendo já sido restaurada e reformulada por várias vezes ao longo da sua história. Nela podemos encontrar a estátua de Felipe III, a Casa de la Panaderia e o Arco de Cuchilleros.
Um lugar doce a que não dexámos de ir foi a Chocolateria San Gines e provar os famosos e típicos churros.
Seguindo dalí pela Calle Mayor vamos dar à praça da Puerta del Sol.
Puerta del Sol
A Puerta del Sol é uma grande praça central onde podemos encontrar dois famosos pontos turísticos de Madrid, El Kilometro Cero e a Estátua " El Orso y el Madroño".
Nela estão situados alguns dos edifícios mais importantes da capital como a casa de Correos.
![]() |
Estátua "El Orso y el Madronõ" |
A Estátua " El Orso y el Madroño" é o símbolo da cidade de Madrid. Podemos ver um urso com uma planta característica de Espanha, o Madroño.
El Kilometro Cero marca o início de todas as estradas em Espanha e é dali que todas começam a ser medidas.
Gran Via
A Gran Via é uma das principais ruas de Madrid, onde podemos encontrar um pouco de tudo, desde lojas, restaurantes, cinemas, bares, teatros e actividades para fazer tanto de dia como de noite.
De referir que é uma rua linda, grande e com uma arquitectura fascinante em todos os edifícios que a ladeiam.
Dia 2
No segundo dia em Madrid era dia de visitar o Museo del Prado e assistir a um jogo de futebol do Real Madrid. De manhã saímos e dirigimo-nos para o Museo del Prado, utilizámos o metro uma vez que ainda era uma caminhada relativamente longa.

Museo del Prado
O Museo del Prado é um dos mais famosos museus do mundo e possui uma vastíssima colecção de obras de arte dos mais famosos e importantes artistas mundiais. Nele podemos apreciar obras de artistas como Picasso, Rafael, Goya, Velásquez, Greco, Murillo, Ribera, Fra Angélico, Botticelli, Mantegna entre tantos outros.
Parque del Retiro
O Parque del Retiro, aberto desde 1868, é o mais famoso parque da cidade de Madrid, mandado construir pelo rei para seu lugar de lazer. Possui uma vegetação com influência francesa e inglesa e um lago, "O Estanque" que foi mandado construir para que o rei nele pudesse dar passeios de barco.
Portao da Independência
Monumento a Alfonso XII
Palácio de Velasquez
Escultura do Anjo Caído
Palácio de Cristal
Rosaleda ( roseiral com cerca de 4 mil rosas)
Saindo do Parque del Retiro, e muito próximo dali, encontramos a Puerta de Alcalá.
Puerta de Alcalá
A Puerta de Alcalá é um monumento que foi construído em 1778 pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade.
Mais tarde dirigimo-nos para o Estádio Santiago Barnabéu de metro. O metro estava cheio de adeptos do Real Madrid a caminho do estádio para assistir a um jogo de La Liga. Impressionante o número de adeptos com camisolas do nosso CR7.
Estádio Santiago Barnabéu
O Estádio Santiago Barnabéu é o estádio do Clube de Futebol Real Madrid, um dos mais famosos clubes de futebol do mundo. Inaugurado em 1947 tem capacidade para cerca de 81 mil espectadores.
Dia 3
No terceiro dia, domingo, fomos logo que pudemos visitar o Mercado El Rastro.
Mercado el Rastro
O Mercado el Rastro é um mercado ao ar livre que acontece aos domingos e feriados no centro histórico de Madrid, das 9 horas as 15 horas, e onde podemos encontrar produtos de muita diversidade.

O nome deste mercado surge pelo facto de a zona que ocupa, era antigamente o lugar onde se situavam as fábricas de couro, muito próximas dos matadouros e os animais desde os matadouros ate as fábricas iam deixando pelas ruas um rasto de sangue, dando assim origem ao curioso nome.
Algumas ruas próximas à Ribeira dos Curtidores dedicam-se à venda de alguns produtos especializados.
Este foi dia de novamente ir ao Estádio Santiago Barnabéu para fazer a visita ao museu. Impressiona pela grandeza e dimensões de tudo!
Depois da visita ao museu do Real Madrid, fomos para o Mercado San Anton onde pudemos jantar.
Mercado San Anton
O Mercado de San Anton situa-se no Bairro de Chuenca e é um dos renovados mercados de Madrid. É um mercado sustentável, possui uma claraboia que funciona como um colector de energia fotovoltaica e o chão é de basalto fundido um material originalmente reutilizado.
Tem três pisos, sendo o primeiro para venda de produtos perecíveis ( frutas, legumes, enchidos...) e o segundo com varios restaurantes de take away desde comida grega, japonesa,
No terceiro piso está localizado o Restaurante La Cocina de San Anton, onde se podem comer os produtos anteriormente adquiridos nas bancas e cozinhados, por um suplemento de 4 euros.

Fonte de Cibeles
A Fuente de Cibeles é um monumento com a imagem da deusa Cibeles (símbolo da Terra, da Agricultura e da Fertilidade), em cima de uma carruagem puxada por leões. Antigamente era utilizada para fornecer água à casa dos madrilenos.
É neste local que os torcedores do Real Madrid, festejam os títulos ganhos pelo famoso clube de futebol.
Nesta praça podemos encontrar alguns importantes edifícios da cidade, como o Banco de Espanha, o Palácio de Buena Vista, o Palácio de Linares e o Palácio das Comunicações.
Após estes três intensos dias e já na Praça da Puerta del Sol, junto ao nosso hotel, fizemos as despedidas de Madrid até uma próxima vez. Encanta e tem novidades sempre que voltamos a esta cidade.