sábado, 24 de setembro de 2016

Como conseguir poupar nas viagens


 


Viajar é muito bom, não é?

Existem algumas soluções para quem pretende poupar algum dinheiro quando viaja de avião, principalmente se for para países distantes.


Se gosta de explorar novos horizontes mas os preços das passagens aéreas não permitem embarcar em aventuras, estas ideias poderão ser um auxílio precioso para si. Basta seguir algumas dicas para poupar muitos euros em viagens.
Uma das coisas que costumamos fazer é procurar bastante, em vários sites e ir tentando datas diferentes quando temos essa flexibilidade.
 
Antes de mais um aspeto importante e que pode condicionar toda a pesquisa é o facto de fazer essa pesquisa de forma anónima. 
Muitas vezes os preços de determinada pesquisa que realizamos mostra-nos valores mais altos porque os sites sabem que estamos interessados naquele voo e sobem o preço para que sejamos levados a comprar antes que suba mais. Para fazer pesquisas faça-o de forma anónima,
Google Chrome ou Safari: Control+Shift+N
Mozilla Firefox ou Internet Explorer: Control+Shift+P

1 Compar preços online através dos motores de busca para viagens

Uma outra possibilidade é a de procurar voos, saindo de um aeroporto que faça viagens diretas para o destino desejado. Assim sendo, podemos ir até esse lugar de avião numa companhia low cost, de autocarro ou mesmo de comboio o que nos trará o benefício de a viagem ficar mais barata. O que é preciso é ver e comparar os preços e aquilo que estamos dispostos a abdicar por algum dinheiro poupado para gastar no destino.
Esta pesquisa exaustiva traz sempre bons resultados uma vez que sabemos como se comportam os preços na altura que pretendemos viajar.

As melhorias constantes nos motores de pesquisa permitem encontrar voos sem ser necessário dirigir-se a uma agência de viagens. Experimente o skyscanner, o rumbo, o edreams, o momondo, entre outros... um motor de busca que incorpora todas as companhias aéreas, grandes e pequenas, e orienta o resultado para as soluções mais baratas.


2 Visite os sites oficiais das companhias aéreas
Muitas vezes é nos próprios sites que as companhias aéreas anunciam as melhores ofertas. Normalmente fazem campanhas de descontos que duram entre três a quatro dias. Uma dica importante poderá ser seguir as empresas nas redes sociais.
Um truque eficaz é através destes motores de busca saber que companhias aéreas voam para o local desejado e posteriormente, e diretamente com a companhia aérea saber que preço fazem para o destino e comparar onde sai mais barato comprar. De notar que sites como Edreams acrescentam taxas aos valores apresentados, por isso vale a pena ficar atento e ler as letras pequeninas também.



3 Active os alertas de viagens
Active os alertas de viagens a partir de sites como o airfarewatchdog.com, para se manter a par das baixas de preços. Receba ainda newsletters das companhias aéreas.

4 Saiba comprar no momento certo
Sabe qual a melhor altura para se comprar uma viagem? A melhor altura para se procurar voos é a partir das 15h de uma terça-feira porque é nessa altura que as companhias lançam descontos de última hora para preencher a lotação dos aviões do fim-de-semana seguinte. Mas se procurar viagens com cerca de três meses antes da data pretendida pode ser ainda mais vantajoso. 



5 Procure datas alternativas
Por vezes basta que altere a data de partida para conseguir preços ainda mais baixos. Evite embarcar aos fins de semana e nas alturas de férias como o Natal ou a Páscoa. Saiba ainda que viajar logo pela manha ou durante a noite é consideravelmente mais barato.

6 Viaje em várias companhias aéreas
Procurar voos apenas numa companhia aérea pode ser mais fácil, mas nem sempre é a solução mais económica. Procure saber quais as companhias que viajam para o destino pretendido e experimente ainda voar numa e regressar noutra. A diferença de preços pode ser significativa.

7 Estude rotas alternativas e aeroportos secundários
Habitualmente os voos directos para o destino são mais caros do que aqueles que fazem escala noutras cidades. Se tiver flexibilidade de horários vale a pena optar por voos indirectos ou até mesmo a utilização de aeroportos secundários.


8 Saiba se pode ter um passe aéreo
Se for viajante assíduo ou tencionar viajar muitas vezes para o mesmo destino, informe-se quanto à possibilidade de adquirir um passe aéreo. Várias companhias aéreas têm vindo a permitir esta possibilidade como forma de fidelizar os clientes.

9 Desconto para os estudantes
Se for estudante, pode conseguir alguns descontos nas viagens. Consulte o site statravel.com, uma página que procura voos para estudantes.



10 Faça check-in online e certifique-se que o peso da bagagem não ultrapassa o limite permitido
Muitas companhias aéreas não cobram pelo check-in quando este é feito online, como forma de evitar filas. O transporte de bagagem também pode ser gratuito desde que que não ultrapasse um determinado peso que varia consoante a companhia aérea e os destinos. Consulte sempre o site da operadora do seu voo para ter estas informações.

11 Compre as passagens com cartão de débito
Muitas companhias, principalmente as low cost, cobram uma taxa extra se o pagamento for feito com cartão de crédito. Por isso sempre que possível faça o pagamento com cartão de débito. Verifique também se o preço do bilhete já inclui as taxas de combustível e de aeroporto. Caso contrário terá de pagar um extra no final.

12 Dormir no aeroporto

Outra possibilidade de poupar algum dinheiro quando estamos em viagem, é a de dormir no aeroporto, principalmente quando as escalas são demoradas. Algo que talvez nunca talvez tenhamos pensado fazer na vida, mas à medida que começamos a viajar mais nos apercebemos que pode resultar em algum dinheiro poupado. 

A prática de dormir no aeroporto é tão comun que existe um site com dicas de onde dormir em aeroportos de todo o mundo!

Os viajantes dão dicas sobre os lugares onde dá para dormir, onde existem as melhores cadeiras, wifi grátis e outras facilidades disponíveis nos aeroportos.





quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O melhor de Florença em um dia

Florença é uma das mais bonitas cidades italianas. É o centro da arte do Renascimento e onde podemos ver o melhor da arte feita nos tem...