Esta viagem surgiu do desejo do filho em a visitar, e assim lá fomos nós em Dezembro de 2016, com a expectativa de poder ver a cidade enfeitada para a época de Natal.
A cidade fica se dúvida muito bonita com todos os enfeites natalícios pelas ruas...
Voámos do Porto para Londres, via Heathrow com a TAP, fazendo escala em Lisboa.
Pode fazer pesquisa de voos e reservar através do Momondo, edreams, Skyscanner entre outros motores de busca de viagens.
Do aeroporto de Heathrow para o centro de Londres existem várias possibilidades de transporte, nós optámos por fazer esta conecção utilizando o Heathrow Express, uma viagem tranquila de cerca de 15 minutos. Comprámos o bilhete de ida e volta já para o regresso a Portugal.
Esta veio a revelar-se como não tendo sido a melhor opção, uma vez que os bilhetes são consideravelmente mais caros que os do metro, e pela linha Piccadilly podemos facilmente acessar a toda a cidade de Londres. Para a próxima faremos esta ligação via metro, sem dúvida alguma.
O alojamento foi escolhido tendo em conta o preço e a localização aqui. Optámos pelo Avni Kensington Hotel, um lugar muito bem localizado a 5 minutos a pé (cerca de 300 metros), do metro na Gloucester Road Station, de onde facilmente conseguimos chegar a todas as atrações londrinas e lugares a visitar.
Depois de muito explorar sobre o que visitar e fazer em Londres decidimos fazer um roteiro não muito ambicioso para que pudéssemos usufruir com tempo e disponibilidade as nossas escolhas para uma primeira vez em Londres.
Devo referir que chegámos a uma quarta-feira à noite e regressámos domingo ao fim do dia a Portugal e não apanhámos nenhum dia de chuva, o que é raríssimo em Londres.
Deste modo ficou assim o nosso roteiro que seguimos e foi bastante útil.
Alguns lugares escolhemos apenas ver por fora sem entrar por uma questão de preços e principalmente de tempo.
1º Dia, Quinta-feira
Manhã
Tower of London
Tower Bridge
HMS Ship (por fora)
The Shard (loja de souvenirs no rés-chão)
Tarde
Houses of Parliament
Big Ben
Westminster Abbey (por fora)
London Eye
2º Dia, Sexta-feira
Manhã
Mdme Tussauds
British Museum
Tarde
Museu de História Natural
Museu da Ciência
Victoria and Albert Museum (por fora)
Royal Albert Hall (por fora)
Harrods
Hyde Park
Convent Garden
3º Dia, Sábado
Manhã
Notting Hill
Portobello Road Market
Buckingham Palace e Troca da Guarda
St James Park
Piccadilly Circus
Tarde
Trafalgar Square
Piccadilly
Oxford Street
Soho
4º Dia
Manhã
Kensington Palace (por fora)
Kensington Gardens
Convent Garden
Optámos por não fazer um roteiro muito ambicioso tentando ver tudo naquele período de tempo, pois sabíamos que não aproveitaríamos o que a cidade tem de bom andando numa correria de um lado para o outro. De qualquer modo tudo o que pudemos ver e aproveitar nestes quatro dias pode-se considerar o principal da cidade.
Ficou por ver o Warner Bros Studios para os fãs do Harry Potter entre muitos outros lugares.
Certo foi que viemos encantados e fascinados com a cidade, e com o imenso desejo de regressar novamente.
De seguida irei descrever o percurso que fizemos para os vários locais ilustrados com algumas fotos.
Torre de Londres
Erigida nas margens do rio Tamisa, teve inicialmente a função de ser uma fortificação e residência da monarquia, mas esta foi alterada várias vezes ao longo da história. Foi Casa da Moeda, Mostra de Animais do Reino Unido e até uma prisão, local de execuções e tortura. Hoje em dia é a casa das Jóias da Coroa, Património Mundial da UNESCO e um dos lugares mais visitados em Londres.
De metro sair em Tower Hill ( Circle e District Line), a entrada custou 42.90 euros comprada aqui, Londres bilhetes.
O passeio guiado por um beefeater, guarda da torre vale mesmo a pena, vai descrevendo um pouquinho de tudo o que já aconteceu dentro daqueles muros. Imperdível!
![]() |
Tower of London |
Corvos da Torre de Londres |
![]() |
Exposição das Jóias da Coroa |
Torre de Londres vista da margem sul do Tamisa |
Tower Bridge
A mais famosa ponte sobre o rio Tamisa e uma das mais conhecidas do mundo, é a Tower Bridge.
Depois de visitar a Tower of London, atravessa-se a pé a famosa Tower Bridge e chegamos à margem sul do rio Tamisa, o que nos permite ter uma vista magnífica para a parte mais moderna de Londres, a City, com todos os seus luminosos edíficios.
Passagem a pé pela Tower Bridge para a margem sul do Rio Tamisa |
HMS Ship
O HMS Belfast é um navio-museu da Marinha Real Britânica que está permanentemente ancorado nas margens do rio Tamisa. No nosso passeio apenas passámos perto do barco não tendo entrado por opção já desde Portugal por falta de tempo, fica para a próxima visita.
The Shard
O The Shard London Bridge é o edíficio mais alto de Londres e da Europa com cerca de 310 metros de altura. É um arranha-céus com a forma de uma pirâmide e foi inaugurado em 5 de Julho de 2012.
Foi um lugar que também apenas entrámos na loja de souvenirs do rés do chao, uma vez que ainda era um pouco caro subir até lá acima.
London Eye
A London Eye é a terceira maior roda-gigante do mundo e junto com a Torre de Londres um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Com cerca de 135 metros de altura serve como um fantástico observatório da cidade. Vindos da zona das Houses of Parliament, atravessa-se a pé a Ponte de Westminster e chegamos à zona do London Eye. Antes de chegarmos à famosa roda passamos pelo Sea Life London Aquarium, The London Dugeon e pelo Shrek`s Adventure.
Optámos por fazer este passeio ao entardecer o que foi uma excelente escolha. A vista sobre Londres à noite é magnífica.
A London Eye tem 32 cápsulas e leva até 800 pessoas, a volta é lenta e demora cerca de 30 minutos
Situa-se no South Bank, em Westminster, perto do Parlamento (Big Ben), para lá chegar de metro, sair na estação de Waterloo ou Westminster.
O bilhete para visitar a London Eye foi comprado on-line com antecedência aqui, Londres bilhetes, custou para os dois 37.30 euros.
Deve-se levar o e-mail de confirmação impresso, o cartão com que fizemos o pagamento e um documento de identificação e cerca de 45 minutos antes da hora marcada devemos ir trocar e buscar os bilhetes ao Collection Desk, somos depois encaminhados ao 4D Experience e depois à fila de entrada.
Cápsula da London Eye |
![]() |
Vista noturna de Londres da London Eye |
Museu de Cera Madame Tussauds
Neste museu encontramos estátuas perfeitas em cera de grandes estrelas do mundo artístico e personalidades históricas, como os Beatles, Churchill e Gandhi.
A entrada foi também comprada com antecedência e on-line e custou para os dois 57.40 euros.
De metro sair em Baker Street. (Utilizando a Linha Piccadilly sai-se em Green Park, onde se apanha a Linha Jubillee até Baker Street)
Fomos bem cedo uma vez que já contávamos que as filas ficassem enormes o que habitualmente acontece. Havia uma fila gigante para quem ia comprar lá os bilhetes e outra grande para quem já levava os bilhetes de casa.
British Museum
O British Museum foi fundado a 7 de Junho de 1753, e entre as peças únicas que possui salienta-se a famosa Pedra Roseta e os frisos do Paternon de Atenas. É um museu de entrada gratuita.
Para lá chegar fomos de metro, na Linha Bakerloo até Oxford Circus onde mudámos para a Linha Central tendo saído em Tottenham Court Road.
O British Museum foi fundado a 7 de Junho de 1753, e entre as peças únicas que possui salienta-se a famosa Pedra Roseta e os frisos do Paternon de Atenas. É um museu de entrada gratuita.
Para lá chegar fomos de metro, na Linha Bakerloo até Oxford Circus onde mudámos para a Linha Central tendo saído em Tottenham Court Road.
Houses of Parliament
O Palácio de Westminster é também conhecido como Casas do Parlamento, e é o palácio londrino onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento.

Big Ben é o nome que foi dado ao sino que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de Sir Benjamin Hall, antigo ministro das Obras Públicas de Inglaterra, em 1859. Frequentemente a maioria das pessoas associa erradamente este símbolo londrino(Big Ben) ao relógio que está instalado na torre ou mesmo à própria torre.
Westminster Abbey
Westminster Abbey é o nome pelo qual é mais conhecida a Igreja do Colegiado de São Paulo em Westminster. É uma igreja em estilo gótico, considerada como a mais importante de Londres e mesmo de toda a Inglaterra.
Museu de História Natural de Londres
Visitar o Museu de História Natural de Londres foi um dos principais motivos por que fomos a Londres. De facto com filho fascinado por dinossauros este foi um lugar mágico para ele e uma experiência enriquecedora para os dois. A zona envolvente é muito bonita e muito decorada nesta época natalícia.
De metro sair na estação de South Kensington.
Nos arredores do Museu de História Natural de Londres, temos também o Sience Museum, o Victoria & Albert Museum e o Royal Albert Hall.
Notting Hill e Portobello Road
Portobello Road é o lugar ideal para se tomar um café nas inúmeras esplanadas que existem nesta rua ou então para se sair à noite num dos muitos pubs e bares que por ali se encontram.
Nós fomos num sábado pela manha para poder ir ao mercado de Portobello Road. É um mercado onde se vende um pouco de tudo, desde comida, roupas e velharias... É um passeio muito agradável pelo mercado.
De metro sair na estação de Ladbroke Grove.
Troca da Guarda frente ao Palácio de Buckingham
O palácio de Buckingham é a residência oficial da monarquia de Londres, da Rainha Isabel II. O famoso render da Guarda acontece de manhã por volta das 11 horas em dias alternados no Inverno, por isso verificar os dias em que acontece aqui.
O palácio está aberto ás visitas durante o Verão.
![]() |
Em frente ao Palácio de Buckingham em dia de assistir à troca da guarda |
![]() |
Pessoas à espera de poder assistir à Troca da Guarda no Buckingham Palace |
The Mall, grande avenida vermelha de frente para o palácio de Buckingham |
Piccadilly Circus |
Convent Garden
É uma área caracterizada principalmente pelo comércio, mercado, que oferece aos turistas compras e entretenimento, para além de numerosos espetáculos de rua. Ficou sendo como uma das minhas zonas preferidas em Londres, pelo ambiente que oferece com a sua animação de rua muito própria.
Mercado de Convet Garden |
![]() |
Interior de Mercado de Convet Garden |
Pintor em acção! |
Piccadilly Circus
É uma das zonas mais movimentadas da capital, de onde são famosos os outdoors em neon que todos conhecemos de fotografias ou da televisão, localizados num prédio de esquina em Piccadilly. Esta zona está rodeada de várias atrações turisticas como a Estátua de Eros, teatros, bares e restaurantes.
Trafalgar Square
Trafalgar Square é uma praça tradicionalmente utilizada para comemorações oficiais de nível nacional ou mundial.
Onde se localiza a Árvore de Natal londrina e onde se faz a celebração de Ano Novo.
Chinatown
A atual Chinatown de Londres fica na zona do Soho, entre Leicester Square e Piccadilly, uma zona bastante central de Londres. Inicialmente os chineses que ali se fixaram eram de Hong Kong.
É uma comunidade com um número bastante expressivo nesta cidade.
Em Chinatown podemos encontrar um sem número de restaurantes chineses (entre outros asiáticos) e lojas com todos os produtos.
Palácio e Jardins de Kensington
O Palácio de Kensington é uma das inúmeras residências da família real inglesa e tem sido utilizada pela família real desde o século XVII. Hoje é a residência oficial do príncipe William e Kate e dos seus dois filhos.
O Palácio de Kensington passou por várias obras de reforma que deixaram o palácio completamente acessível aos seus visitantes.
Os jardins envolventes ao palácio são magníficos.
Palácio de Kensington |
Jardins do Palácio de Kensington |
Outras atrações londrinas
![]() |
Cidade enfeitada para o Natal |
![]() |
Hamleys, maior loja de brinquedos de Londres |
![]() |
M&M´s World |
![]() |
M&M´s World |
![]() |
Winter Wonderland em Hyde Park |
![]() |
Winter Wonderland em Hyde Park |
![]() |
Restaurante Rainforest Cafe |
Loja Lego |